× Fale Conosco

Solicite um orçamento sem compromisso!

Enviar via
Ou ligue para 0800 282 2210
Se preferir, ligue para nós! Ligar agora!
Clique aqui para falar conosco!
×
× Envie-nos um E-mail





Conheça os tipos de chaves de carro mais comuns

Conheça os tipos de chaves de carro mais comuns

Indispensáveis para abertura e funcionamento de qualquer veículo automotivo, as chaves podem ser encontradas em diferentes variações, sendo cada adequada para um modelo do automóvel e necessidade do motorista.

As chaves de qualquer veículo automotivo não só garantem a segurança, mas também são responsáveis pelo acionamento da ignição do motor, independente do modelo. Por essa razão, assim como os automóveis tiveram uma evolução tecnológica, as chaves se modificaram ao longo do tempo, acompanhando essa mudança.

Chave Comum

É conhecida por seu modelo tradicional, similar em forma e funcionamento à chave de casas e armários, sendo uma opção mais popular. Além disso, a partir desse tipo as outras variações foram criadas com o objetivo de reforçar a segurança do veículo e também possibilitar outras formas de funcionamento, uma vez que a versão comum pode ser falsificada e copiada com facilidade. Inclusive, para o uso da chave comum, basta a inserção na entrada da fechadura e rotação (vale lembrar que não é dobrável).

Chave Canivete

Assim como a chave comum, seu funcionamento é simples e pouco seguro, uma vez que sua estrutura é esculpida de acordo com o segredo da fechadura do carro. Contudo, a chave canivete diferencia-se pela possibilidade da chave ser dobrada e guardada no interior de sua estrutura externa, que pode conter controles de funcionamento das portas, janelas, porta-malas e alarme.

Chave Codificada

A chave codificada pode ser fabricada tanto na versão tradicional (fixa), quanto na canivete (dobrável). Entretanto, diferencia-se pelo seu funcionamento complexo e tecnológico: para que o motorista possa controlar o carro, é preciso que o código contido no chip da chave seja reconhecido pelo automóvel no momento do encaixe na fechadura, o que aumenta a segurança. Porém, em caso de perda ou de roubo, é preciso buscar ajuda na própria fábrica ou em chaveiros especializados para realizar a cópia de outra chave.

Chave Presencial

A opção mais cara e uma das mais seguras, a chave presencial é caracterizada pelo seu funcionamento prático e similar ao controle de portas, janelas e alarmes: basta apertar um botão sem que seja preciso encaixá-la na fechadura. Dessa forma, até mesmo a ignição pode ser acionada automaticamente, o que facilita no funcionamento do veículo, ao mesmo tempo que garante sua segurança.

Conclusão

Com o avanço tecnológico no funcionamento de veículos, paralelamente surgiram diferentes tipos de chave que objetivam ser cada vez mais seguras, principalmente considerando o grande risco de furto a automóveis. E entre as mais usadas estão as chaves comum, canivete, codificada e presencial, que possuem diferentes tipos de funcionamento, formato e preço.

Também é válido citar que atualmente já existe um novo modelo chamado chave keyless, que baseia-se na aproximação e distanciamento do motorista. Assim, ao acionar a maçaneta, o veículo abre-se, e ao afastar-se, se tranca. Contudo, é apontada como uma opção insegura, visto que seu sensor é passível de interferências de hackers.

Por essa razão, ao escolher a melhor opção, é necessário considerar o modelo do carro, as possibilidades de chaves que podem ser usadas e as vantagens e desvantagens de cada (como o preço).

Summary
Conheça os tipos de chaves de carro mais comuns
Article Name
Conheça os tipos de chaves de carro mais comuns
Description
Entre as mais usadas estão: chave comum; chave canivete; chave codificada; chave presencial.
Author
Publisher Name
Rally Centro Automotivo
Publisher Logo


Deixe uma resposta