Fale Conosco
Clique aqui!
X
Chamar no WhatsApp Agora!
Chamar no WhatsApp Agora!
NÍVEL DO RESERVATÓRIO DE ÁGUA DO RADIADOR

Com que frequência você confere o nível do reservatório de água do radiador?

É importante verificar o nível do reservatório de água do radiador com frequência para impedir que o veículo funcione em altas temperaturas

Muitos motoristas não sabem, mas um automóvel funciona em altas temperaturas e no momento de uma combustão, a sua temperatura pode chegar a 3.000 °C! Como é a água do motor que refrigera todo este sistema, verificar o reservatório de água do radiador com frequência é muito importante para evitar que o motor superaqueça e o carro pare de funcionar, deixando o condutor na mão.

A maioria dos motores dos carros é refrigerada a água, que percorre dutos que vão do motor ao radiador. O sistema de arrefecimento é responsável por manter o carro a uma temperatura ideal de 90 °C, com a água retirando o calor do motor e levando-o até o radiador.

Ou seja, o sistema de arrefecimento deve manter o propulsor frio o suficiente para que as peças não derretam, mas não frio demais a ponto que o carro não funcione direito, como era comum nos carros mais antigos.

O sistema é composto por mangueira, radiador, ventoinha, bomba d’água, vaso de expansão, válvula termostática, e um líquido que deve ser composto 50% por água desmineralizada e 50% de aditivo a base de etileno glicol.

Para manter a temperatura do automóvel controlada, é necessário fazer uma inspeção semanal no reservatório de água do motor. O ideal é fazer isso com o motor frio, pelo menos 10 minutos após desligar o carro.

Se o motor ainda estiver quente, a água ainda pode estar circulando no sistema e, quando a porta do reservatório é aberta logos após desligar o veículo, há risco de que ela espirre.

Além disso, para o bom funcionamento do sistema de arrefecimento, mantenha o aditivo do radiador misturado em água em dia. As montadoras indicam um prazo de troca que fica em 30 mil quilômetros rodados ou um ano.

É importante lembrar que se o reservatório de água do radiador estiver baixo, será necessário completá-lo. Porém, ele não é apenas água da torneira de casa que deve ser adicionada: é preciso acrescentar na proporção correta o líquido de arrefecimento, conhecido como aditivo de água.

É possível encontrar a proporção ideal do líquido de arrefecimento no manual do seu veículo. Na hora de depositar a mistura, tenha a certeza de estar colocando tudo no reservatório do radiador, pois alguns acabam confundindo com o reservatório de gasolina da partida e graves defeitos podem acontecer neste caso.

É normal que o fluido do sistema de arrefecimento fique baixo. No entanto, é importante diferenciar a perda normal de vazamento, já que na maior parte dos carros é tolerada uma pequena baixa do nível, pois existem alguns sistemas que possuem perda por evaporação.

Neste caso é considerado comum completar o líquido entre as marcas mínimo e máximo em até 200 ml em uma semana. As exceções podem precisar de reparo mecânico, por isso, cuidado!



Deixe uma resposta